top of page
  • Mobflix

Aprenda Como Renderizar No SketchUp

😃Aprenda como Renderizar no SketchUp: Domine a Arte com a Mobflix!


Você já se perguntou como transformar seus modelos 3D no SketchUp em imagens realistas e impressionantes?


Renderizar no SketchUp é como adicionar um toque mágico aos seus modelos. Com técnicas avançadas e ferramentas poderosas, você poderá criar imagens foto realistas que deixarão todos de queixo caído. E o melhor de tudo é que vamos te ensinar tudo isso de uma forma divertida e descontraída, porque aprender não precisa ser chato!


Escritório Projetado com Renderização no SketchUP
Projeto Renderizado no SketchUP

😃Neste conteúdo você vamos explicar:


😉 Boa leitura!


🤔O que é renderizar?

Antes de mais nada, é importante saber o que é renderizar. Afinal, é um termo pouco conhecido entre pessoas que não estão habituadas com programas 3D.


Editores de vídeo e programas 3D como o SketchUp exigem que o profissional faça a renderização para aplicar recursos como texturas, iluminação e alterações que vão gerar a entrega do resultado final com efeito 3D.


Arquitetos executando um planejamento de Renderização
Planejamento de um Projeto de Renderização

Dessa forma, é possível garantir que seu projeto fique disponível para o cliente com toda a riqueza de detalhes que projetou. Portanto, é indispensável renderizar um projeto para que ele seja finalizado, compartilhado e possa ser usado pelo cliente como preferir, assim, o arquivo terá os elementos mais realistas como brilho, relevo dos materiais e outros detalhes preservados após a criação do projeto e devida renderização dele, e é justamente isso que vai deixar seu cliente encantado.


🤔É um processo que exige um bom equipamento

Quem tem dúvidas sobre como renderizar no SketchUp precisa saber também que o processo exige um computador com boa capacidade de processamento pois é justamente isso que vai fazer com que o processo seja rápido e não tenha inúmeras falhas.


Quando o computador usado é antigo, trava ou está muito pesado com informações e dados armazenados sem que sejam de fato necessários, é natural que o processo demore.

Portanto, o problema não está em como renderizar no SketchUp nesse caso e sim, na necessidade de ter um computador que suporte o processo.


Arquitetos, engenheiros, designers de interiores e profissionais que editam vídeos precisam de computadores mais potentes justamente devido aos programas usados e o processo de como renderizar no SketchUp, que demanda essa capacidade elevada do equipamento.


Projeto de Renderização num espaço livre aberto
Projeto de Renderização num espaço livre aberto

🤔Como renderizar no SketchUp: use bons plugins

Um dos segredos de como renderizar no SketchUp com qualidade é justamente utilizar bons plugins. A renderização é feita pelo plugin que é instalado no SketchUp para que o projeto possa ser finalizado. Atualmente, existem diferentes plugins disponíveis no mercado, são eles:


1. V-Ray

Logo V-Ray
Logo V-Ray

O V-Ray é o plugin mais conhecido quando o assunto é como renderizar no SketchUp. É líder de mercado e oferece funcionamento online, evitando que seja necessário fazer todo o processo após concluir o projeto.


O V-Ray na versão atual é capaz de otimizar etapas de renderização, evitando que o usuário perca muito tempo no processo de como renderizar no SketchUp. Além disso, é um plugin completo, que tem instalador próprio, configura luzes da cena com eficiência e dá vida aos objetos no projeto.


Ele é amplamente usado na área, por aprimorar efeitos de sombra, reflexão e refração. Por ter uma interface simples e intuitiva, é possível fazer todo o projeto sem perder muito tempo com ajustes. Por isso, acaba sendo um plugin mais usado no país pelos profissionais que lidam com projetos todos os dias.


2. Kerkythea

Logo Kerkythea
Logo Kerkythea

Disponibilizado gratuitamente, inúmeros desenvolvedores do mundo melhoraram o plugin usado no processo de como renderizar no SketchUp.


Diferente daquilo que acontece com o V-Ray, o plugin tem um passo a passo mais complexo para ser instalado, pois, é preciso descompactar arquivos e copiar para a pasta de plugins.


Além disso, quem está aprendendo como renderizar no SketchUp terá mais dificuldade usando o plugin, pois a configuração de materiais, efeito de luzes e texturas são mais complexos.


Entretanto, vale a pena aprender e dominar o processo de como renderizar no SketchUp usando o Kerkythea por ser um plugin completo com resultado de edição de altíssimo padrão. Por isso mesmo, é possível encantar os clientes aprendendo como renderizar no SketchUp usando o plugin, o que faz com que seja interessante se esforçar para aprender a dominar o sistema que é grátis.


3. SU Podium V2

Logo SU Podium V2
Logo SU Podium V2

O SU Podium V2 é um poderoso plugin que permite aos usuários criarem imagens renderizadas com qualidade fotográfica como resultado. Veloz e prático, o plugin oferece um passo a passo de como renderizar no SketchUp bem simples.


Evitando que o usuário tenha que lidar com dificuldades de aprendizado. Os resultados são de excelente qualidade, oferecendo iluminação que transmite um cenário natural, além de todos os detalhes que o SU


Podium V2 oferece, o que faz com que os projetos fiquem de tirar o fôlego, aspecto interessante para impactar seus clientes com o resultado, gerando o interesse do cliente de simplesmente seguir todos os detalhes que você sugeriu no projeto.


4. Thea

Logo Thea
Logo Thea

O plugin é muito utilizado por enriquecer os projetos com conteúdo tridimensional. Dessa forma, é possível garantir conteúdo altamente detalhado em seu projeto, aspecto que é interessante em especial para projetos mais luxuosos.

Que geralmente exigem justamente essa complexidade de detalhes para que possa impactar o cliente.


5. Maxwell

Logo Maxwell
Logo Maxwell

Voltado especificamente para quem quer renderizar no SketchUp, o Maxwell tem tecnologia avançada e é muito simples de instalar.


Além disso, todo o processo de renderização é feito usando o Maxwell dentro do SketchUp, evitando que seja preciso exportar cenas para fazer o passo a passo de como renderizar no SketchUp.


Portanto, vale a pena experimentar se você é iniciante na área e que aprender tudo sobre renderização para ter projetos de alta qualidade e com significativa eficiência.


🤔Qual é o melhor plugin para renderizar?

Um aspecto interessante no processo de aprender como renderizar no SketchUp, é experimentar diferentes plugins, pois cada usuário vai se habituar com um plugin. Portanto, é uma questão de identificar qual é a opção mais compatível com as suas preferências, justamente para que possa trabalhar com um software que te ajuda a extrair o melhor de sua criatividade e aproveitar ao máximo todas as possibilidades que o SketchUp oferece.


Dessa forma, é possível garantir que você adquira experiência e descubra como renderizar no SketchUp usando o plugin e percebendo qual mais gosta, cada profissional procura um determinado resultado ao renderizar seu projeto. E a riqueza de detalhes é um fator que conta muito para a decisão sobre qual utilizar.


Vale a pena fazer diferentes experiências para que você possa ter um bom resultado a partir do uso da ferramenta mais compatível com a sua jornada de trabalho.


Homem achando Top
Top este conteúdo hein Mobflix!

😉Aprenda como renderizar no SketchUp e use o conhecimento para se favorecer

Muitos estudantes começam cursos de arquitetura e urbanismo, engenharia ou ainda design de interiores sem saber ao certo como vão conseguir conquistar clientes e ter uma carreira de sucesso. Todavia, a internet oferece inúmeras possibilidades diárias.


E ao longo do curso, você pode e deve aprender tudo sobre os programas disponíveis para que, aproveite o tempo que não está em aula para se dedicar a dominar processos de criação de projetos e como renderizar no SketchUp.


Após aprender de uma vez por todas como renderizar no SketchUp, você pode começar a usar seus projetos para divulgar seu trabalho e poderá manter uma rede social profissional justamente para atrair interessados em seu trabalho. Mesmo que você ainda não possa atender, mostrar a evolução de seus traços e compartilhar o conteúdo com o público é um fator que vai te ajudar muito a ter ótimos resultados.


Portanto, vale muito a pena se dedicar ainda durante os estudos, para que você possa alcançar novos patamares de sucesso e com isso, ter um ótimo resultado em sua carreira que está iniciando, pois, o domínio de softwares fará toda a diferença na sua carreira.


🤔É normal não acertar nas primeiras experiências de como renderizar no SketchUp


Um aspecto que todo iniciante precisa saber é que é normal não sair exatamente como o esperado quando começa o processo de como renderizar no SketchUp. Afinal, é um processo de aprendizado e a inexperiência é intimamente relacionada ao fato de seu processo não sair exatamente como o desejado, isso te dará a oportunidade de aprender com os erros cometidos e possibilitará que você conquiste o resultado desejado.

Portanto, não desanime!

Moça preocupada
Preocupação

Mesmo que você não tenha primeiras experiências incríveis, é possível ter bons resultados dominando o processo. É errando e acertando que toda pessoa domina um software. Mesmo quem tem orientação de bons cursos acaba cometendo erros no percurso.


O processo de aprendizado contempla erros que são oportunidades de alcançar um bom resultado em sua carreira.


🤔Como renderizar no SketchUp passo a passo


Aprenda como renderizar no SketchUp passo a passo com o V-Ray, para que possa aplicar em sua rotina:


1. Abra o Asset Editor do V-Ray;

2. Clique em Settings;

3. Escolha CPU e escolha no quality do render medium ou medium +;

4. Ligue o denoiser;

5. Clique em câmera para abrir suas opções, observe o Exposure Value (EV), o valor deve estar perto de 10 para cenas internas e próximo de 14 para cenas externas;

6. Em Render Output, clique na seta para abrir suas seções e edite o tamanho de sua imagem, uma imagem para Instagram pode ter 1080 x 1080;

7. Clique em Global Ilumination e mude para Irradiance map;

8. Abra as opções avançadas do Global Ilumination clicando nas barrinhas ao lado de ligar e defina na opção Ambient Occlusion em radius o valor de 80;

9. Clique no disquete para salvar essas configurações de como renderizar no SketchUp.

Essas configurações são suficientes para criar imagens de boa qualidade.


Câmera bem posicionada


Representa um exemplo de posicionamento de câmera. Quem não consegue fazer um bom posicionamento da câmera acaba perdendo qualidade na renderização.
Posionamento da câmera

Um dos segredos de como renderizar no SketchUp com eficiência é que o projeto seja harmônico, a modelagem bem executada e a câmera bem posicionada. Dessa forma, conseguirá um resultado final de qualidade.


Quem não consegue fazer um bom posicionamento da câmera acaba perdendo qualidade na renderização.

É um erro muito comum quando o estudante está aprendendo como renderizar no SketchUp e tem pouca experiência, mas com o ganho de expertise você conseguirá renderizar da melhor maneira possível, acertando na posição da câmera em seu projeto para um resultado final de qualidade.



Continue conferindo nossos conteúdos no Blog da Mobflix, aproveite e avance cada dia mais enchendo sua bagagem 🎒🧳 de conhecimentos, afinal... CONHECIMENTO NUNCA É DEMAIS! 😉 🚀


Mobflix: domine o SketchUp

Agora que você já sabe como renderizar no SketchUp, aproveite para aprender ainda mais e dominar todos os conhecimentos necessários para o uso diário do SketchUp.

Na Mobflix, além do curso de SketchUp para que você domine todas as técnicas usadas na ferramenta, é possível aproveitar outros cursos igualmente completos.


Ao todo são mais 60 cursos voltados para áreas da arquitetura e design de interiores. De modo que, possa aproveitar todo esse conhecimento para se tornar um profissional que se diferencia no mercado.


GIF moça indicando o link da Plataforma Mobflix
Clica no link ao lado agora mesmo!

Então, não perca tempo! Junte-se à comunidade da Mobflix e comece sua jornada de aprendizado em renderização no SketchUp.


Faça sua matrícula agora mesmo e comece a estudar com mais profundidade tudo que vai te ajudar a ter uma carreira de sucesso.





Desde SketchUp, V-Ray e até mesmo técnicas de como conquistar clientes, você pode aprender tudo no Mobflix.


✅👍Desbloqueie o acesso a mais de 60 cursos especializados e nossa Mob.AI uma inteligência artificial disponível 24/7 para tirar todas as suas dúvidas. 😉🚀



コメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加
bottom of page