top of page
  • Mobflix

O Que é BIM?

😉E aí, pessoal!


Hoje vamos falar sobre uma sigla que está ganhando cada vez mais destaque na indústria da construção: BIM!


😃Neste conteúdo você verá:


Boa Leitura!


Globo terrestre em evolução com a tecnologia BIM
Explorando as possibilidades do BIM: a tecnologia que revoluciona a arquitetura e construção!

🤔O que é BIM?


BIM (Building Information Modeling) é uma abordagem colaborativa baseada em modelos para o planejamento, design, construção e gerenciamento de edifícios e infraestruturas, explicando melhor é uma metodologia que utiliza um modelo digital tridimensional para representar todas as características físicas e funcionais de uma construção, permitindo a integração e a coordenação de informações entre diferentes disciplinas envolvidas no ciclo de vida de um projeto.


Em um modelo BIM, são incluídas informações detalhadas sobre os elementos construtivos, como paredes, pisos, portas, janelas, instalações elétricas e hidráulicas, entre outros. Além disso, ele também pode incorporar informações sobre o cronograma de construção, estimativas de custo, análises energéticas e de desempenho, e informações de manutenção e operação pós construção.


A principal vantagem dele é a capacidade de compartilhar informações de forma mais eficiente entre todos os envolvidos no processo de construção, incluindo arquitetos, engenheiros, construtores, fabricantes e proprietários.


Isso reduz erros, conflitos e retrabalho, resultando em uma melhor coordenação, eficiência e qualidade no projeto e na construção de edifícios e infraestruturas.


Ele tem sido amplamente adotado na indústria da construção em muitos países, e governos e órgãos reguladores estão cada vez mais incentivando seu uso devido aos benefícios que oferece, incluindo economia de custos, redução de desperdícios, maior sustentabilidade e melhor gerenciamento ao longo do ciclo de vida das construções.


🤔O BIM, é um software?


Não!

Na realidade, BIM é uma metodologia que utiliza ferramentas e integra profissionais de diferentes áreas.


Dessa forma, todos conseguem usar um modelo virtual preciso e detalhado para que o projeto possa sair do papel.


Atualmente existem diferentes softwares que usam BIM como parte da ferramenta. Garantindo que seja possível otimizar processos, evitar falhas e que todos no canteiro de obra sejam positivamente impactados pelo método.


Portanto, ele não é um software em si e sim a metodologia de integração de dados para que seja possível trabalhar compartilhando informações e com isso, possibilitar ótimos resultados.


E agora você já sabe o que é BIM.😉😃


Mulher satisfeita com conteúdo Mobflix
Perfeito!

🤔Até onde o método pode ser usado?


Um aspecto interessante de analisar é que, apesar de vir ganhando força na construção civil desde os anos 2000, o uso de BIM se tornou mais popular somente nos últimos anos.


Graças a mudanças como o Decreto n° 10.306, de 2 de abril de 2020. O decreto definiu como obrigatória a utilização de BIM na execução direta e indireta de obras realizadas pelo Governo Federal.


Logo BIM
Explorando o potencial do BIM: a evolução do processo de design e construção.

O que garante que a tecnologia seja aplicada em novos projetos, para que obras novas, reformas, ampliações e intervenções em geral possam ser otimizadas.

Com o uso do método sendo ampliado, é perfeitamente natural que as próximas gerações de profissionais que atuam em obras se tornem cada vez mais eficientes.


Além disso, com o uso cada vez mais frequente de softwares que usam BIM nos canteiros de obras, os profissionais tendem a ser estimulados a se profissionalizar e melhorar cada vez mais suas atuações na área. Portanto, é extremamente útil para o desenvolvimento do mercado.


🤔Qual software usa a tecnologia BIM?


Atualmente muitos softwares usam ele, afinal, é uma metodologia eficaz na construção civil. Como o caso do Revit, Vectorworks e ArchiCAD, por exemplo.


Prédio em construção com letreiro BIM
Descubra o poder do BIM e transforme a maneira como você projeta e constrói.

Cada um tem sua própria forma de aplicar o uso do método ao longo do software, o que faz com que os profissionais se adaptem mais ao uso de alguns softwares em detrimento de outros.

A boa notícia é que, com o avanço da tecnologia, são mais de 15 softwares disponíveis para o arquiteto e engenheiro que desejam usar a tecnologia em seu trabalho.


🤔Quais as vantagens de utilizar o método?


Agora você deve estar se perguntando: "Por que diabos eu deveria me importar com o BIM?" Calma, calma, meu amigo! Vou te contar.

Logo BIM
Visualize seus projetos em detalhes impressionantes com o Building Information Modeling.

Existem muitas aplicações e vantagens de saber o que é BIM e usar o método para sua rotina de trabalho. O que faz com que seja interessante conhecer tais vantagens, confira:


1. Facilita a comunicação

Uma obra depende de troca de informações entre todos os envolvidos no projeto para que seja eficiente. Se todos usam o mesmo sistema, é natural que o processo seja mais eficiente e otimizado, evitando falhas de comunicação e entendimento que possam comprometer os resultados.


2. Desenhos inteligentes

É possível integrar dados de cálculos e fazer estimativas com muito mais eficiência. Dessa forma, até mesmo o cálculo de rendimento dos projetos elétricos é otimizado, por exemplo.


3. Aumento da produtividade

O BIM é usado para representar estruturas permanentes, temporárias e todas as fases de uma obra. Por isso, quando está corretamente alinhado ao uso de um sistema de controle do cronograma, a obra será feita sem atrasos.

De modo que, os requisitos de recursos possam ser feitos em tempo hábil e todo o processo seja otimizado. Portanto, é uma ferramenta muito útil para quem busca otimização de recursos e aumento de produtividade.



😉Conclusão

Chegamos ao fim dessa jornada pelo mundo do BIM! Esperamos que você tenha absorvido todo o conhecimento e se sentido inspirado a explorar as maravilhas do Building Information Modeling.👍


Com ele, você não só terá o poder de criar projetos detalhados e visualmente impressionantes, mas também poderá desfrutar dos benefícios práticos que essa metodologia proporciona. Colaboração aprimorada, economia de tempo e dinheiro, construções sustentáveis e uma gestão eficiente são apenas algumas das conquistas que o ele traz para sua vida profissional.


E continue conferindo nossos conteúdos no Blog da Mobflix, aproveite e avance cada dia mais enchendo sua bagagem 🎒🧳 de conhecimentos, afinal CONHECIMENTO NUNCA É DEMAIS! 😉 🚀


Então, não perca tempo! Aproveite todo o potencial dele e leve sua carreira a novos patamares. Continue aprendendo, explorando e compartilhando suas conquistas com a comunidade Mobflix. Por isso, a Mobflix lançou um curso completo para quem deseja dominar a metodologia e se destacar no mercado sabendo o que é BIM e usando a ferramenta.



Morgan Freeman Aplaudindo o conteúdo Mobflix!
Sensacional !

Além disso, temos também a opção de curso voltado para os softwares que usam essa tecnologia como o Revit e ArchiCAD. Dessa forma, é possível aprender tudo que é necessário para que seus projetos sejam modernos, eficientes e possam atender todas as demandas de seus clientes e do mercado.


Aproveite todos os cursos cuidadosamente desenvolvidos pela Mobflix e continue sua formação para se desenvolver profissionalmente, aprender o que é ele na prática e usar todas as ferramentas disponíveis no mercado para ser o melhor em sua área.


Agradecemos por nos acompanhar em mais uma aprendizagem desta jornada, esperamos que tenham gostado !



✅👍Desbloqueie o acesso a mais de 60 cursos especializados e nossa Mob.AI uma inteligência artificial disponível 24/7 para tirar todas as suas dúvidas. 😉🚀


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page