top of page
  • Mobflix

O Que São as Famílias BIM?


😃Seja muito bem vindo(a) a mais um conteúdo muito importante!


Hoje, vamos falar sobre um componente essencial do Building Information Modeling (BIM): as famílias BIM. Prepare-se para mergulhar nesse universo repleto de possibilidades e descobrir como essas famílias podem acelerar o desenvolvimento de projetos arquitetônicos.


Poltrona identificando uma família BIM
Exemplo de uma família BIM

😃Neste conteúdo você verá:


Vamos lá!


😃Boa leitura!


O BIM, ou no inglês Building Information Modeling, é uma tecnologia utilizada para desenvolver diferentes modelos digitais em uma construção. Ele acelera a produção de projetos arquitetônicos, plantas técnicas e maquetes eletrônicas.


Um dos principais componentes desse sistema são as famílias BIM, que podem ser entendidas como um conjunto pré-selecionado de elementos com determinados valores que se enquadram dentro de uma família mais geral.


Muitos dos profissionais que começam a trabalhar com as famílias BIM, são por conta do software Revit da empresa Autodesk. Contudo, elas não estão restritas apenas a ele e podem ser encontradas em qualquer programa que utilize do BIM para modelagem.

Vamos conhecer agora as famílias BIM.



🤔O que são famílias BIM?


Antes de descobrirmos o que são as famílias BIM, precisamos entender primeiro o que são os componentes. Esses elementos são definidos como cada bloco de construção que possa ser incluído no projeto, por exemplo, portas e azulejos.


Sendo assim, cada um deles terá tamanhos diferentes, materiais específicos, número de fabricação, e qualquer outro dado que seja relevante. Vale ressaltar, que eles podem sofrer mudanças para que se adequem ao rascunho final, evitando assim que seja necessário a criação de novos componentes sem necessidade.


Nesse sentido, temos a especificação dos parâmetros que são classificados em dois tipos, sendo eles: parâmetro de tipo e parâmetro de instância. Saiba abaixo como cada um deles funciona nos componentes.


Imagine um conjunto pré-selecionado de elementos que se encaixam perfeitamente em uma família mais ampla. Então O Que São as Famílias BIM? Isso é exatamente o que as famílias BIM representam dentro do universo da construção.


Elas são conjuntos de elementos com valores específicos que podem ser facilmente incorporados aos projetos arquitetônicos, plantas técnicas e maquetes eletrônicas. Com

as famílias BIM, é possível acelerar a produção e a eficiência em cada etapa do processo.


• Parâmetro de tipo

Utilizado para modificar elementos do projeto que estejam na mesma categoria, como fabricante e modelo. Nesse caso, as definições de parâmetro são de fácil acesso e estão sempre centralizadas em um mesmo lugar.


• Parâmetro de instância

Nesta opção, somente o elemento selecionado sofrerá modificação em seu valor, se ele aparecer em qualquer outra parte do projeto permanecerá igual. Para realizar a mudança, será preciso ir até o painel de propriedades do objeto que foi selecionado.


• Famílias BIM

Para facilitar o manuseio, os componentes são agrupados por características similares, sendo conhecidos como famílias BIM.


Engrenagem representando as famílias BIM
Família Bim

Sendo assim, quando procurar por um desse elementos vai encontrar descrições da seguinte forma:

  • Famílias BIM de portas;

  • Famílias BIM de encanamentos;

  • Famílias BIM componentes elétricos;

  • Famílias BIM de azulejos.

Os exemplos são inúmeros e por estarem nesse formato facilitam a inclusão de grupos maiores de componentes.


😉Benefícios do BIM

A utilização da tecnologia BIM é muito vantajosa para as empresas, não só por conta das famílias BIM e das ferramentas que ela disponibiliza, mas também pela melhora no desempenho das equipes que, consequentemente, resolveram mais rápido as grandes demandas da organização. Confira abaixo três benefícios:


😉Detalhamento

Por armazenar muitas informações, o BIM é uma metodologia conhecida por seu detalhamento dos projetos. Sendo possível definir quais componentes serão utilizados e suas determinadas especificações.


😉Fácil identificação de componentes

Por possuir um sistema integrado, o BIM torna fácil conferir todas as etapas do projeto, incluindo os componentes e demais dados. Essa função ajuda a otimizar a procura por informações que são necessárias e que estejam nesses elementos.


😉Organização

Como a visualização dos itens é tridimensional, organizar o projeto fica mais tranquilo, afinal será possível ter uma dimensão ampla de como tudo está ficando. Outro detalhe, é que qualquer defeito é identificado mais facilmente, podendo encontrar soluções mais práticas e rápidas entre os profissionais que estão lidando com o projeto.


😉Famílias BIM no Software Revit e Além

É verdade que muitos profissionais iniciam sua jornada com as famílias BIM por meio do software Revit, desenvolvido pela Autodesk.


No entanto, é importante ressaltar que elas não estão restritas apenas a esse programa.


Elas podem ser encontradas em diversas outras ferramentas que utilizam a tecnologia BIM para modelagem. Isso significa que, independentemente do programa que você utilize, as famílias BIM estarão lá para impulsionar o seu trabalho.


Para que fique mais claro como as famílias BIM funcionam na prática, vamos usar de exemplo o software Revit e que utiliza da metodologia que estamos aprendendo. A primeira coisa que você precisa saber é que existem três tipos de família no programa, sendo: famílias do sistema, famílias carregáveis e famílias no local.


Vale destacar, que os elementos que são criados nos projetos em sua maioria fazem parte de alguma família. Abaixo você vai conferir o que cada uma delas significa e como podem ser utilizadas em projetos arquitetônicos.


• Famílias do sistema

Esse tipo de família são predefinidas pelo programa Revit, isso quer dizer que não existe a possibilidade de criar outra família do zero. Contudo, uma opção seria duplicar e assim trabalhar em uma nova versão mudando apenas as configurações de parâmetros, já que não é possível remover ou acrescentar parâmetros nessa família.


Com elas é possível fazer diversas combinações que seguiram um estilo mais sofisticado e complexo. Elementos básicos de um ambiente de edificação costumam ficar nessa categoria. Confira alguns exemplos abaixo:

  • Paredes;

  • Telhados;

  • Pisos;

  • Encanamentos.

Will Smith curtindo muito o conteúdo Mobflix
Will Smith curtindo muito o conteúdo Mobflix

• Famílias carregáveis

Nas famílias carregáveis já é possível criar uma família do zero com auxílio de templates, ou então carregar arquivos externos no projeto. O usuário consegue definir os parâmetros que serão utilizados, além de permitir incluir ou remover os parâmetros sempre que for preciso. Depois de terminado, é possível salvar o arquivo com a família que foi criada, para que ele seja utilizado em outros projetos. Veja agora exemplos de famílias carregáveis:

  • Componentes ao redor da edificação: janelas, portas, mobiliário e vegetação;

  • Componentes dentro do edifício: caldeiras, aquecedores e dissipadores de ar;

  • Elementos de anotação personalizados: símbolos e blocos de margens e carimbo.

• Famílias no local

São os famosos elementos únicos, criados com o objetivo de atender uma situação bem específica. Dessa forma, são uma boa opção pois se adequam às necessidades do projeto que está sendo desenvolvido, sem a necessidade de usá-los em outros trabalhos.


Muito utilizado na criação de rodapés e molduras em gesso, que acabam por vezes não sendo atendidos pelas famílias convencionais.




Continue conferindo nossos conteúdos no Blog da Mobflix, aproveite e avance cada dia mais enchendo sua bagagem 🎒🧳 de conhecimentos, afinal CONHECIMENTO NUNCA É DEMAIS! 😉 🚀



🤔Como aprender as famílias BIM?


Como você pode perceber, as famílias BIM são componentes essenciais para um projeto arquitetônico. Elas estão presentes em diferentes etapas da construção, trazendo sentido para o que está sendo projetado.


Agora que você já sabe o que são as famílias BIM, você está preparado para explorar esse mundo de possibilidades na construção. Acelere a produção dos seus projetos arquitetônicos, plantas técnicas e maquetes eletrônicas com a ajuda dessas famílias incríveis.

Até a próxima!



Famílias BIM, produção de projetos arquitetônicos, plantas técnicas, maquetes eletrônicas, aprendizado divertido Para saber como utilizar ao máximo essa ferramenta, recomendamos a realização do curso de Famílias Paramétricas para Revit e BIM da Mobflix. Nele são abordadas inúmeras combinações de elementos e como aplicá-los na edificações.


O curso é ministrado por profissionais qualificados, possui certificação e o melhor de tudo é que você vai sair preparado de verdade para o mercado de trabalho.


Gif moça indicando o link de acesso a Plataforma Mobflix
Clica no link ao lado agora mesmo! Não espere mais por uma qualificação de qualidade, invista na sua carreira e assine já com a Mobflix!




👍Desbloqueie o acesso a mais de 60 cursos especializados e nossa Mob.AI uma inteligência artificial disponível 24/7 para tirar todas as suas dúvidas. 😉🚀

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page