top of page
  • Mobflix

O Que Significa BIM?

🤔Você já se perguntou o que significa BIM?


Não se preocupe, estamos aqui para esclarecer essa dúvida de uma forma divertida e esclarecedora. Afinal, entender o significado de BIM é essencial para evitar confusões na hora de utilizar softwares e impulsionar sua carreira.


Ao dominar o significado de BIM, você terá o poder de criar projetos arquitetônicos incríveis, colaborar de forma mais eficiente com sua equipe e até mesmo impressionar seus clientes. Queremos te ajudar a explorar todo o potencial do BIM em sua carreira, de forma divertida e descomplicada.


😃Neste conteúdo você verá:



Imagem de um exemplo de um projeto criado pelo BIM
Projeto criado pelo BIM

Na Mobflix, mergulhamos de cabeça nesse tema para desvendar todos os segredos por trás dessa poderosa ferramenta.


Tenha uma excelente leitura!


🤔O que significa BIM?


BIM significa Building Information Modeling, que pode ser traduzido como Modelagem da Informação da Construção em Português), é muito mais do que apenas uma sigla.

Trata-se de uma abordagem revolucionária no setor de construção e arquitetura, que envolve a criação de modelos virtuais 3D detalhados, nos quais todas as informações do projeto são integradas e compartilhadas.


O objetivo principal dele é centralizar todas as informações relevantes de um projeto, desde a concepção até a construção e manutenção, em um único modelo digital. Esse modelo contém não apenas elementos visuais, mas também dados e informações relacionadas, como especificações técnicas, custos, prazos, materiais e propriedades dos componentes.


Ao utiliza-lo, os profissionais envolvidos em um projeto podem colaborar de maneira mais eficiente, compartilhando informações em tempo real. Isso ajuda a evitar erros, retrabalhos e conflitos de informações, além de otimizar o planejamento, a execução e a gestão do projeto.


Além disso, ele permite a visualização detalhada e precisa do projeto em todas as suas etapas, o que auxilia na tomada de decisões, na análise de desempenho e na comunicação com as partes interessadas.


🤔Para que serve BIM?

Já que você está ciente do significado de BIM, é preciso entender sua aplicação prática na rotina de profissionais envolvidos com obras.


Com a tecnologia BIM, o profissional cria digitalmente modelos virtuais detalhados e precisos de uma construção.


Dessa forma, o profissional poderá usar o modelo virtual para guiar a obra em questão.


O que fará com que ocorra redução no desperdício de materiais, redução de margem de erro e uma série de outros resultados eficientes.


A comunicação entre os profissionais que usam o sistema é otimizada, justamente por haver total clareza sobre todos os processos que serão necessários adotar.


🤔Qual a qualidade de projeto que posso alcançar?


É interessante perceber que, o projeto é otimizado pela tecnologia. Afinal, é possível desenvolver um projeto repleto de detalhes, usando a tecnologia para garantir que todas as etapas necessárias serão executadas.


Arquiteta organizando projetos
Qualidade que um projeto pode alcançar

Para ter um projeto bem realista, com riqueza de informações e totalmente eficiente é interessante que o usuário use um bom software que tenha BIM como premissa.

Dessa forma, irá atrelar o que significa BIM com a qualidade de um software eficiente para gerar um resultado de alto padrão.


Com a tecnologia BIM é possível ter suporte ao longo do projeto na execução de todas as fases, permitindo maior análise e controle dos processos manuais. Além disso, o modelo criado é bastante preciso e eficiente.



Planta de um Projeto
Planta de um Projeto

🤔Curiosidades sobre o que significa BIM


Muito embora o significado de BIM seja frequentemente confundido com os softwares que utilizam a tecnologia, na prática não era para ser assim.

Afinal, BIM surgiu em 1974 quando o professor Charles M. Eastman e sua equipe criou o conceito de Building Description System, ou seja, sistema de descrição da construção.


Senhora curiosa com conteúdo da Mobflix sobre significa BIM
Fiquei Curiosa!

E somente em 1987 a primeira aplicação do BIM foi usado no ArchCAD da Graphisoft que é usado até os dias atuais. Além disso, confira outras curiosidades sobre o que significa BIM e seu uso:


1. BIM favorece a sustentabilidade

Com uma sociedade preocupada em reduzir impactos ambientais, BIM é um ótimo aliado. Afinal, a execução do projeto se torna mais dinâmica e eficiente com o uso da tecnologia de modo que seja possível garantir otimização dos recursos e evitar desperdício.


2. BIM é versátil

Ao contrário daquilo que muitos acreditam, BIM permite não só a construção, como também, uso para demolição, retrofit e muito mais. Portanto, é um método que pode ser aplicado em manutenção, antecipação de manutenções de rotina e muito mais, o que faz com que seja possível aproveitar todos os usos do método para que tenha a máxima otimização de sua rotina.


Arquiteto acompanhado a otimização de sua rotina
Arquiteto acompanhado a otimização de sua rotina

Dessa forma, ter uma metodologia confiável que auxilia o profissional no âmbito da arquitetura, construção civil e engenharia agrega muita versatilidade ao cotidiano, o que acaba representando um ótimo sistema que faz toda a diferença em resultado para fidelização de clientes e otimização de processos.


3. BIM sempre está entre as tendências da construção civil

Desde o começo de seu uso, BIM sempre vigora entre as principais tendências para a construção civil. Tendo em vista que, usar essa metodologia em sua rotina de trabalho otimiza processos, dá resultados positivos e possibilita um resultado com qualidade profissional. Dependendo da área, inclusive, a utilização de BIM é obrigatória.


O que faz com que seja interessante aprender ainda na graduação para que possa dominar esse conhecimento e se destacar profissionalmente por conseguir entregar para os clientes os melhores resultados.



😉🚀Mobflix: aproveite curso voltado especialmente para BIM

Em resumo, o BIM é uma abordagem inovadora que promove a integração, a colaboração e a eficiência no setor da construção, proporcionando benefícios significativos em termos de qualidade, prazos, custos e sustentabilidade dos projetos.


Quer dominar os softwares que usam BIM? Agora que você sabe o que significa BIM, conte com os cursos Mobflix para dominar todo o conhecimento necessário na área.


Vem com a gente !


Nosso time de especialistas prepara os estudantes para compreender o que significa BIM na prática, com um curso detalhado que te ajuda a entender como usar BIM em seus projetos.


Rapaz convidando você para aprender com a Mobflix
Vem pra Mobflix

Acesse agora mesmo nossa plataforma e mergulhe de cabeça nesse universo de conhecimento. Afinal, não há tempo a perder quando se trata de impulsionar sua carreira.


Agora que você sabe a importância de entender o significado de BIM, vamos desmistificar esse conceito de uma vez por todas. No mundo da construção e arquitetura, ele é o que dá vida aos projetos.


Dessa forma, é possível agregar qualidade para os projetos desenvolvidos por você. Bem como, é possível otimizar o processo de aprendizado.


Aproveite a formação de alta qualidade para se destacar no mercado.

Aprenda não só com o curso 100% voltado para BIM, como também, os cursos de softwares que usam a tecnologia. Aproveite seu tempo livre e aprenda em seu ritmo contando com o suporte da Mobflix.




Continue conferindo nossos conteúdos no Blog da Mobflix, aproveite e avance cada dia mais enchendo sua bagagem 🎒🧳 de conhecimentos, afinal ...

CONHECIMENTO NUNCA É DEMAIS! 😉 🚀


Gif Moça indicando o link de acesso a Plataforma Mobflix
Clica no link ao lado e escolha investir em você!



✅👍Desbloqueie o acesso a mais de 60 cursos especializados e nossa Mob.AI uma inteligência artificial disponível 24/7 para tirar todas as suas dúvidas. 😉🚀



Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page