top of page
  • Mobflix

Prancha Arquitetura: O Que é, o Que Deve Conter e Como Diagramar ?


Se você está mergulhando nesse fascinante mundo da arquitetura e está se perguntando sobre pranchas arquitetônicas, você veio ao lugar certo! Prepare-se para descobrir o que é uma prancha arquitetura, o que ela deve conter e algumas dicas incríveis sobre como diagramá-la.


Esse objeto é muito importante e também é um dos mais difíceis de ser estruturado, por diversas questões. A planta, cortes, elevações, renderização, elementos gráficos, texto e colagens, são algumas das informações que devem contar na prancha arquitetura.


😉🚀Se você tem interesse em aprender como fazer esse tipo de trabalho e tem curiosidade sobre as características que o compõem, continue a leitura, pois neste artigo vamos explicar com detalhes como ele funciona e pode ser diagramado.


Arquiteto estudando um projeto
Arquiteto estudando um projeto

😃Neste conteúdo você verá:


Quando um profissional busca reunir ideias para criar apresentações, surgem uma série de dúvidas quanto a melhor forma de expressá-las. Uma das maneiras encontradas para transformar esse conceito em algo real é a prancha arquitetura.


Vamos lá, tenha uma ótima leitura!


🤔Prancha Arquitetura: O Que é, o Que Deve Conter e Como Diagramar ?


🤔O que é uma prancha arquitetura?


Ah, as pranchas arquitetônicas, o santo graal do mundo da arquitetura. Essas maravilhas visuais são verdadeiras obras de arte em papel, onde você pode expressar todas as suas ideias arquitetônicas e criar um impacto visual deslumbrante.


Mas, espere aí, você deve estar se perguntando o que exatamente é uma prancha arquitetura, certo? Bem, é simplesmente uma representação gráfica que reúne todas as informações essenciais do seu projeto arquitetônico em um formato visualmente atraente.


Sabe quando surge uma ideia na cabeça e você quer transformá-la em algo concreto? Esse processo de passagem é o que chamamos de prancha arquitetura. Nela são diagramados todos os pontos que vão tornar um conceito abstrato em algo real.


Na prancha arquitetura deve constar todos os elementos que farão parte do projeto a ser construído. Ela foi criada com o objetivo de tornar visível, apresentável e descritivo todos os aspectos de um trabalho arquitetônico.


Arquiteto criando um projeto
Arquiteto criando um projeto

Não se tem um tamanho exato para uma prancha arquitetura, o que se sabe é que sua dimensão costuma variar conforme a necessidade do projeto. Por exemplo, existem prancha arquitetura que seguem dimensões normalizadas, como A1 e A2.


Os concursos também costumam estabelecer suas próprias métricas, além de o próprio projeto acabar sofrendo mudanças de tamanho conforme vai sendo estruturado.


🤔O Que Deve Conter uma Prancha Arquitetura?


Quando falamos sobre o que deve conter uma prancha arquitetura, estamos nos referindo a uma verdadeira sinfonia de elementos arquitetônicos.

Aqui estão alguns dos elementos chave que você deve considerar ao criar sua prancha:


• Planta: Ah, a famosa planta baixa! É como o esqueleto do seu projeto, mostrando a disposição dos espaços e a distribuição dos cômodos. Não esqueça de incluí-la na sua prancha!

• Cortes e Elevações: Esses elementos vão além da superfície. Eles nos permitem entender a altura, os detalhes construtivos e a relação entre os diferentes níveis do seu projeto. Certifique-se de incluir cortes e elevações na sua prancha para dar uma perspectiva mais completa.

• Renderização: É hora de dar vida ao seu projeto! Adicione imagens renderizadas que mostrem como o seu projeto ficará quando estiver pronto. Essas imagens podem causar suspiros de admiração, então capriche!

• Elementos Gráficos: Aqui é onde você pode deixar a sua criatividade fluir. Use símbolos, legendas, ícones e diagramas para comunicar de forma clara e visualmente interessante as informações importantes do seu projeto.

• Texto e Colagens: Agora é a hora de contar a história do seu projeto. Adicione texto explicativo, como a descrição do conceito, materiais utilizados e quaisquer informações adicionais relevantes. Além disso, colagens de inspirações ou referências podem dar um toque especial à sua prancha.


Diagramação


🤔Como Diagramar uma Prancha Arquitetura?


Agora que você já sabe o que uma prancha arquitetura deve conter, vamos falar sobre a parte divertida: a diagramação!


Aqui estão algumas dicas para tornar sua prancha ainda mais atraente e cativante:


• Organize de forma lógica:

Uma prancha bem organizada é como uma sinfonia visual. Certifique-se de posicionar os elementos de maneira clara e coesa, para que o fluxo de informações seja natural e intuitivo.


• Brinque com a escala:

Use diferentes escalas para destacar elementos importantes. Por exemplo, você pode apresentar a planta baixa em uma escala maior e os cortes em uma escala menor. Isso ajuda a enfatizar as características específicas do seu projeto.


• Escolha uma paleta de cores adequada:

As cores têm o poder de criar atmosferas e transmitir emoções. Escolha uma paleta de cores que esteja alinhada com a proposta do seu projeto e que ajude a enfatizar os elementos chave da sua prancha.


• Utilize tipografia adequada:

A escolha da fonte certa pode fazer toda a diferença. Opte por uma tipografia legível, mas também com personalidade, que complemente o estilo e o tema do seu projeto.


• Adicione elementos de destaque:

Use elementos visuais, como setas, caixas de texto coloridas ou ícones, para chamar a atenção para pontos importantes da sua prancha. Isso ajudará os espectadores a identificar rapidamente as informações mais relevantes.


A diagramação pode ser entendida como a ligação entre o conceito e os elementos gráficos que vão fazer parte dele. Para atingir o objetivo almejado, será preciso montá-la com clareza e extrema eficiência, isso se deve ao fato que o espaço é limitado.


Então você precisa transmitir rapidamente a ideia central do projeto, e ao mesmo tempo, descrever com precisão o que será feito. Por isso, escolha o padrão que melhor vai valorizar seu trabalho, além de achar uma orientação de página adequada. Para organizar sua prancha arquitetura, seguia as seguintes recomendações:


Grade

Quando começar a estruturar sua prancha arquitetura, escolha primeiro o tipo de grade que será utilizado para apresentá-la. Dessa maneira, você já saberá o tamanho do espaço disponível para contar sua ideia, e o que pode colocar em cada parte.


Reserve o espaço maior para a o conceito principal e opte por um layout que consiga expressar os pontos fortes do seu projeto. Vá treinando e ajustando os textos e imagens conforme a evolução dos trabalhos. Assim, vá conectando os elementos pouco a pouco e não se esqueça de definir as margens da prancha arquitetura e grades.


Cores

Quando for escolher o plano de fundo da sua prancha arquitetura, prefira aqueles mais sóbrios e simples. Lembre-se de que a atenção não deve ficar neles e sim no projeto que está sendo mostrado. De atenção também para as cores que serão usadas, afinal elas vão servir para captar a atenção do leitor e transmitir a ideia central. Sendo assim, busque harmonia entre os conceitos e certamente terá um trabalho atrativo.


Criatividade

O conceito da prancha arquitetura tem muita relação com a criatividade, por isso saiba usá-la com sabedoria e crie um produto com características próprias. Tente identificar pontos que não fazem sentido e estão apenas ocupando espaço.


Se perceber que o projeto não está saindo como o esperado, busque outras opiniões de colegas e até tente assumir uma visão nova. Faça questionamentos e tente saber se a mensagem principal está sendo transmitida.


Faça simulações

Quando for trabalhar na prancha arquitetura, faça esboços em diferentes layouts para conseguir visualizar o máximo de cenários. Dessa maneira, você vai ter uma noção maior do que funciona ou não no projeto.


Teste até que seja criado um designer agradável, com arranjos criativos e um alinhamento satisfatório. Não se esqueça também de programar sua prancha arquitetura para conseguir visualizar toda a relação entre os desenhos, como as partes de seção e planos. Só assim a mensagem fica mais clara e fluida para o leitor.


Lembre-se, a prancha arquitetura é uma oportunidade de mostrar sua criatividade e habilidades técnicas. Divirta-se com a diagramação, mas não se esqueça de manter a clareza e a legibilidade das informações.


🤔Quais itens devem constar na prancha arquitetura?


Rapaz querendo saber mais sobre o conteúdo Mobflix
Conte me mais

Alguns itens não podem ficar de fora da composição da prancha arquitetura, afinal são eles que garantem os fundamentos e a base para que o projeto tenha o devido reconhecimento e termine saindo do papel. Saiba quais são eles:

  • Planta: é o desenho técnico da edificação, com ele é possível visualizar tudo que será feito e demais detalhes que precisam ser ajustados;

  • Imagens externas e internas do projeto: responsáveis por ilustrar a prancha arquitetura e representar a ideia central do projeto;

  • Diagramas: melhoram a comunicação, ao mostrar o plano de estratégia e assim alinhar metas das equipes, departamentos e demais interessados. Assim, todos ficam cientes do andamento das obras;

  • Desenhos: considerado por muitos como o ponto de partida da construção, os desenhos ajudam a esclarecer as ideias do projeto e também a estruturá-lo de maneira mais completa e dinâmica. ;

  • Cortes: são utilizados para mostrar os ambientes internos da obra, como altura, tamanho das portas e qualquer informação que não fique aparente na planta;

  • Detalhes: ajudam a criar a atmosfera desejada para os ambientes e valorizam pontos na decoração que será utilizada;

  • Memorial: é o documento que descreve e reúne as principais informações do projeto que está sendo realizado. Nele se tem o resumo das etapas, serviços a serem executados, materiais para a construção e qualquer outro elemento que seja relevante para a obra.


🤔Como alcançar grandes resultados em um projeto?


Agora que você já sabe o que significa: Prancha Arquitetura: O Que é, o Que Deve Conter e Como Diagramar ?Na Mobflix, temos uma ampla variedade de cursos e tutoriais sobre pranchas arquitetônicas, cheios de dicas práticas e inspiradoras.


Quer se tornar um mestre das pranchas arquitetônicas? Inscreva-se na Mobflix e embarque nessa jornada incrível de aprendizado!


Se o seu objetivo é atingir grandes resultados na montagem da prancha arquitetura, mas também na elaboração do seu projeto arquitetônico, que tal investir em um curso de especialização?


A plataforma Mobflix oferece mais de 60 cursos voltados para a área de Arquitetura e Decoração, todos com certificação e o melhor custo benefício do mercado.


Banner de acesso a Plataforma de Cursos Mobflix
Banner da Plataforma de Cursos Mobflix

Todas as especializações são ministradas por profissionais altamente qualificados e que vão auxiliar no desenvolvimento da sua carreira. Acesse agora mesmo e comece a criar pranchas arquitetônicas que vão surpreender a todos! 😄💪


Não perca mais tempo, comece agora mesmo sua trajetória para o sucesso profissional.


Gif Moça indicando a Plataforma de Cursos Mobflix
E ai ? Vai perder a chance de alavancar sua carreira? Acreditamos que o seu desejo é se destacar cada vez mais então clica no link ao lado e se dê a chance de conhecer o que a de melhor para se destacar em sua carreira! Vem para Mobflix !

Assine já com a Mobflix!


✅👍Desbloqueie o acesso a mais de 60 cursos especializados e nossa Mob.AI uma inteligência artificial disponível 24/7 para tirar todas as suas dúvidas. 😉🚀


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page